Sapatos e tênis brancos são básicos na maioria dos armários: os sapatos versáteis ideais que combinam com quase todas as roupas e ficam lindos – desde que estejam perfeitamente limpos.

Como limpar tenis branco feminino sem alvejante插图

Se o seu par favorito de sapatos brancos estiver encardido, manchado ou sujo, siga um destes métodos testados e comprovados para limpá-los usando bicarbonato de sódio e outros produtos domésticos ecológicos.

Considerações antes de limpar seus sapatos brancos
Existem alguns aspectos importantes a serem levados em consideração antes de iniciar qualquer um dos protocolos de limpeza abaixo.

O primeiro passo para limpar seus sapatos brancos deve ser sempre retirar o excesso de sujeira. A melhor maneira de fazer isso é escová-lo enquanto estiver seco – molhar a sujeira seca irá transformá-lo em uma bagunça lamacenta.

Sapatos de couro (ou detalhes de couro em um sapato) precisam de um método de limpeza e branqueamento diferente do de lona. Materiais de malha ou malha, como os encontrados em alguns calçados esportivos, também precisam de consideração especial; portanto, observe a composição de seus calçados para descobrir a melhor maneira de limpá-los e branqueá-los.

Bicarbonato de sódio e detergente esfoliante
Essa técnica funciona melhor em tela. Esfregar levemente pode funcionar em malha ou couro, mas também pode arranhar o couro ou danificar a malha, então seja mais gentil com todo o couro ou detalhes de couro.

Primeiro, faça uma mistura 50/50 de uma colher de sopa de sabão em pó e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma tigela rasa ou prato pequeno.

Se os sapatos estiverem secos, molhe a parte externa dos sapatos – eles não precisam ficar encharcados, apenas moderadamente molhados. Em seguida, mergulhe uma escova de unhas, uma escova de dentes velha ou uma escova de louça na mistura de detergente e bicarbonato de sódio e comece a esfregar. Cubra todas as partes sujas do sapato e mergulhe novamente na mistura pastosa conforme necessário.

Deixe descansar por 20-30 minutos e depois enxágue em água corrente ou em um balde de água (ou jogue na máquina de lavar). Pendure para secar no chuveiro ou ao sol para obter uma explosão extra de poder clareador natural.

Peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio
Outra maneira eficaz de deixar sua lona branca ou sapatos de tricô brilhantes novamente sem alvejante é fazer sua própria versão de um limpador de oxigênio – mas este funciona melhor em um dia ensolarado, então planeje com antecedência.

Faça uma pasta com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de água e meia colher de sopa de água oxigenada (sim, do mesmo tipo que você compra na farmácia para colocar em cortes).

Usando uma escova de dentes velha ou escova de unhas, esfregue suavemente a pasta na lona branca ou no tênis de malha. Em seguida, repita, para obter uma pasta grossa em cada sapato.

Coloque ao sol por 4-5 horas. A pasta deve estar totalmente seca e descascando os sapatos. Em seguida, escove vigorosamente a pasta seca. Seus sapatos não precisam ser lavados – você pode tentar usá-los imediatamente.

Uma boa lavagem e sol
O primeiro lugar para começar com sapatos amarelados ou geralmente sujos de malha, lona ou lona com detalhes de couro – ou praticamente qualquer tipo de material feito pelo homem – é uma simples lavagem e secagem.

Primeiro, remova os cadarços e as palmilhas (se forem removíveis) e encha um balde ou banheira pequena com água morna e uma colher de sopa de sabão em pó. Segurando o sapato pela ponta ou pelo calcanhar, agite-o na água com sabão por alguns minutos. Deixe descansar por alguns minutos, agite novamente e depois enxágue em água morna. Repita. Ou use sua máquina de lavar (não desperdiçará muito água, desde que tenha um sensor de carga). Em ambos os casos, você também pode colocar as palmilhas.

Após o segundo ciclo de lavagem e enxágue (à máquina ou à mão), deixe os sapatos secarem na banheira ou ao ar livre. Se você puder deixá-los secar ao sol, isso os ajudará a ficar ainda mais brancos. Você pode descobrir que uma boa lavagem é suficiente para deixar seus sapatos brancos novamente.

Se, antes de secar os sapatos, você achar que eles ainda não estão brancos o suficiente, experimente a técnica de esfrega descrita no primeiro método.

By coco

Leave a Reply