Dê uma olhada em seus sapatos. Couro? Nós pensamos assim. Na verdade, apostamos que a maior parte da sua coleção de sapatos é feita de diversos tipos de couro. De flor integral a camurça dividida, essas peles e couros curtidos são confiáveis, elegantes e resistentes. Mas, apesar de serem materiais naturais resistentes, ainda requerem um certo nível de cuidado.

sapatos

Sejam botas, brogues, tênis ou chinelos, seus sapatos de couro exigem que você os cuide adequadamente. Limpeza e condicionamento são duas etapas simples, mas que podem prolongar em anos a vida útil dos seus mocassins. Por isso, desamarre os sapatos, mostre-lhes um pouco de amor e invista no que há de melhor em cuidados com os calçados.

Comece limpando bem os sapatos
O primeiro e provavelmente o mais importante passo para cuidar dos seus sapatos é simples: mantenha-os limpos. Mas, dependendo do tipo de couro com o qual seus sapatos são feitos, o método muda.

“Os sapatos de couro são como um carro novo”, diz Sam Gill, gerente de loja da Duke & Dexter. “Trate-os bem e eles retribuirão o favor. É por isso que cuidar do couro é uma prática que você não pode negligenciar. Comece, seja qual for o couro, certificando-se de que esteja livre de poeira e sujeira, limpando-o rapidamente com uma escova macia.”

A seguir, se o couro tiver acabamento, use sabão neutro e pano úmido para limpar a superfície do sapato. Evite usar esponja, pois muitas contêm produtos químicos que podem vazar e afetar negativamente o couro.

Se o couro estiver inacabado, use sabonete para sela. Faça espuma suavemente e esfregue suavemente nos sapatos, certificando-se de limpar o excesso. Deixe secar naturalmente, pois o sabonete para sela contém uma cera que ajuda a selar e proteger o couro inacabado. Se seus sapatos estiverem manchados de água ou sal, misture duas partes de água com uma de vinagre branco e aplique nas áreas afetadas, limpando até que as manchas desapareçam.

Aprenda a limpar camurça corretamente
“Um par de sapatos de camurça é um item básico no guarda-roupa de um cavalheiro”, diz Euan Denholm, chefe de marca da Edward Green. “Eles combinam perfeitamente com flanelas macias e tons naturais escovados e tecidos que os homens usam em abundância neste inverno. Mas com o inverno chegam os perigos da chuva e das ruas molhadas e sujas. Provavelmente é melhor evitar usar camurça nos dias mais sujos, mas tratada com cuidado, uma boa camurça pode ser bastante resistente.

“Se houver sujeira acumulada no sapato”, continua Denholm, “use um limpador de camurça com uma escova de borracha macia para camurça, isso permitirá que você esfregue a camurça sem danificar sua estrutura. Se a marcação for realmente persistente, um truque que usamos é manter a chaleira fervendo e limpar a camurça com vapor, esfregando suavemente com a escova de camurça antes de enxugar com um pano absorvente.

Manchas de gordura também podem ser o fim da camurça – portanto, evite usar sapatos com acabamento felpudo em qualquer lugar onde possam ficar marcados. No entanto, se o pior acontecer, seque com uma toalha de papel, coloque um pouco de fermento ou talco sobre a mancha e escove levemente na manhã seguinte.

Em seguida, condicione seus sapatos para mantê-los com aparência de novos
“A parte superior de couro requer tratamento regular com cera de boa qualidade para proteger o couro e dar um acabamento de alto brilho”, diz James Fox, Diretor de Marca da Crockett & Jones. “Isso deve ajudar a prolongar a vida útil da parte superior e manter sua aparência.”

Certifique-se de que seus sapatos estejam secos antes da aplicação, diz Fox, e tente evitar o uso de aplicadores de esmalte líquido inadequados, pois eles podem danificar a superfície de couros de alta qualidade e muitas vezes criar uma laca difícil de remover.

Coloque um pouco de graxa aqui e aplique o esmalte em cada fenda do seu sapato – pode ser particularmente demorado com brogues ou sapatos detalhados, mas vale a pena.

Em seguida, aplique algum condicionador ou protetor, seja resina ou spray. O mesmo vale para a camurça – que provavelmente precisa de mais proteção do que qualquer outro couro. Lembre-se de recondicionar e retirar a cada mês ou mais, com mais frequência em épocas de mau tempo, para garantir que seus sapatos continuem com aspecto fresco.

By coco

Leave a Reply