Como cuidar de suas botas de vaqueiro de couro em 6 etapas

1. Limpeza
Você deseja se livrar de qualquer poeira superficial de suas botas usando um pano de algodão macio e passando-o por toda a área da bota. Se sujeira endurecida, lama ou outros detritos estiverem alojados em qualquer detalhe, ou costura das botas, use uma escova macia ou escova de dentes para remover qualquer um deles. Você também pode usar uma esponja úmida com sabão para sela ou outro limpador de sapatos de couro para remover manchas mais difíceis. Remover as camadas iniciais de sujeira é muito importante. Você não deseja continuar com nenhuma outra etapa que envolva condicionamento ou polimento, pois a poeira e a sujeira podem ficar ainda mais enraizadas ou incrustadas nas botas.

Como cuidar de suas botas de vaqueiro de couro em 6 etapas插图

2. Impermeabilização
Se suas botas de vaqueiro forem de couro verdadeiro, você pode querer impermeabilizá-las, especialmente se forem novas e forem usadas regularmente ou mesmo ocasionalmente em condições de chuva. Coloque as botas sobre papel de jornal ou jornal comum, no exterior ou num ambiente interior ao ar livre.

Encontre um spray de polímero (silicone) projetado para uso em couro. Pulverize as botas a uma distância de cerca de trinta centímetros. Deixe o casaco secar por cerca de 30 minutos. Aplique uma segunda camada para proteção adicional e deixe secar por mais 30 minutos. Depois de secas, suas botas devem estar prontas para usar. É importante reaplicar o spray impermeabilizante se estiver em um ambiente úmido ou úmido, o que deve ocorrer a cada três meses. Para climas secos, a reaplicação não precisa ser feita com tanta frequência.

Se você não impermeabilizou suas botas e elas ficaram molhadas, absorva a umidade com uma toalha e deixe suas botas secarem naturalmente. Não use aquecedores ou outras fontes para tentar secá-los mais rapidamente. Depois de secarem, vá em frente e condicione-os para evitar danos ao couro.

3. Condicionamento
Para condicionar as botas de cowboy, novamente, certifique-se de que estejam limpas primeiro para não incorporar mais sujeira ou detritos. Depois que as botas estiverem bem limpas, pegue uma pequena quantidade de condicionador para botas à base de lanolina e coloque-a sobre um pano limpo e macio. Massageie o condicionador em movimentos circulares indo na direção da textura das botas. Certifique-se de condicionar toda a bota de cima para baixo. Se suas botas estiverem muito secas, pode ser necessário passar uma segunda rodada com o condicionador.

4. Polimento
O polimento geralmente só é necessário quando suas botas de cowboy já têm acabamento. Se você tiver arranhões, arranhões e outras marcas em suas botas, ou apenas quiser mais brilho, encontre um polidor de couro creme que combine com suas botas e aplique uma pequena quantidade em um pano branco e limpo. Esfregue nas botas e aplique outra camada se preferir um brilho intenso. Lustre as botas entre cada aplicação até que tenham o acabamento que você preferir. Se sobrar algum excesso de polimento, continue a limpar com um pano macio até que não esteja mais na superfície.

5. Armazenamento
Você quer que suas botas respirem. Para isso, devem ser armazenados na posição vertical com o uso de uma árvore para botas. As botas de cedro são as melhores e ajudam na absorção da umidade, e as árvores de cedro permitem que as botas mantenham a forma. Eles também impedirão qualquer ondulação com os dedos das botas. As botas também precisam ser guardadas longe de áreas claras e úmidas. Eles durarão muito mais tempo e manterão a cor e a consistência do couro quando mantidos longe de áreas úmidas.

6. Reparando
Se as solas e os saltos das botas de cowboy estiverem desgastados, desgastados, finos ou danificados, é provável que uma visita à oficina de botas seja necessária. Pode ser necessário substituir os saltos e as solas e reparar qualquer dano ao couro próximo aos saltos ou às solas.

Deixe um comentário